1930 a 1945 - A Era Vargas
A
PARA REFLETIR
Será que foram efetuadas mudanças estruturais na educação brasileira nos anos trinta do século XX?
Qual a grande novidade desse período?
Como Getúlio Vargas efetuou a gestão da educação durante seu governo?
Quais os fatos marcaram a educação pública durante a Era Vargas?
o
Em 1932 foi redigido o Manifesto dos Pioneiros, encabeçado por eminentes educadores. Nesse documento, os pioneiros, entre os quais Fernando de Azevedo (1894-1974), Anísio Teixeira (1900-1971) e Lourenço Filho (1897-1970) já apontavam para a instituição de um fundo que especificasse as verbas que deveriam ser incluídas no orçamento público a serem aplicadas exclusivamente no desenvolvimento das atividades educacionais.
O texto original era o seguinte:
A autonomia econômica não se poderá realizar, a não ser pela instituição de um ”fundo especial ou escolar”, que, constituído de patrimônios, impostos e rendas próprias, seja administrado e aplicado exclusivamente no desenvolvimento da obra educacional, pelos próprios órgãos de ensino, incumbidos de sua direção. (DEMO. 1990).
Esse manifesto influenciou o direcionamento do ensino contido na Constituição de 1934, fato que inaugurou uma nova fase do financiamento da Educação: a nova Carta Magna, aprovada pela Assembleia Constituinte, foi a primeira que contou com capítulo específico (arts.148 a 158) referente à Educação (e à Cultura). Estabelecia, entre outras coisas:
INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO
Renda dos Estados
10%
Receita da União e dos Municípios